Página principal do Vila Velha Hospital Fanpage Oficial do Vila Velha Hospital!
 
Entretenimento  / Últimas Notícias
Pais e Filhos
Outras notícias
Pais e Filhos
sexta-feira
1 de Julho de 2016

Cabana dos bacanas
sábado
4 de Junho de 2016

1ª ida ao ginecologista
sábado
27 de Fevereiro de 2016

Seu filho está na adolescência?
sexta-feira
27 de Novembro de 2015

O quarto do bebê: como torná-lo mais seguro
Outras categorias
Sáude no Mundo
Qualidade de Vida
Prevenir
Notícias do Hospital
sábado
4 de Junho de 2016
1ª ida ao ginecologista

Com a chegada da puberdade, é normal que os adolescentes e pré-adolescentes fiquem mais curiosos em relação ao seu corpo. Pêlos aparecem onde nunca existiram antes, as mamas começam a se desenvolver nas meninas e várias outras mudanças físicas ocorrem. A ação dos hormônios reflete no amadurecimento do organismo, o que pode, naturalmente, gerar muitas dúvidas.

É o momento também de muitas adolescentes irem pela primeira vez ao ginecologista em busca de esclarecimentos e orientações sobre o que está acontecendo com o corpo. Não há, no entanto, uma idade ideal em que se deve fazer essa primeira consulta – o que vai determiná-la é a necessidade, como algum problema ginecológico ou apenas dúvidas sobre o corpo e a sexualidade.





A Consulta

A ideia pode assustar um pouco no começo, por isso a garota deve estar segura e bem informada sobre o que vai acontecer na consulta. “O médico e os pais devem ter em mente que, para uma adolescente tudo é novo, que sua referência era o pediatra e que ela não tem nenhuma obrigação de saber o que é um ginecologista”, explica a médica ginecologista Maria Inês Gasperini.

Além disso, a adolescente deve ter liberdade para decidir se quer ou não ser acompanhada pela mãe durante a consulta. Apesar de não haver uma idade determinada para ir ao ginecologista, saiba que não se deve adiar esse compromisso:

• se a garota apresentar algum problema ginecológico, como corrimento, menstruação abundante ou muito desregulada e dor;

• Começar a ter relações sexuais.


O Exame

O exame ginecológico só é feito se a menina estiver de acordo, por isso, às vezes, a primeira consulta acaba sendo apenas uma conversa com o médico. Para a ginecologista Maria Inês, “o que mais atrapalha normalmente é a vergonha que as meninas têm de tirar a roupa e mostrar o corpo, o que é perfeitamente aceitável”.

A médica destaca ainda o receio que algumas garotas têm de que o médico conte algum segredo delas à família e, por isso, deve estar claro que, por questões éticas, o médico não pode contar “aos pais detalhes que dizem respeito à intimidade da adolescente”.

O exame ginecológico é feito de maneiras diferentes, dependendo se a paciente já teve ou não relações sexuais. O médico também analisa os seios, para verificar se eles estão normais e crescendo de acordo com a idade.


A Família

Se a menina não expressar vontade de ir ao ginecologista, pode ser interessante que os pais conversem abertamente sobre o assunto e expliquem sobre a importância do acompanhamento ginecológico nessa fase de mudanças. Dessa maneira, eles também podem conseguir diminuir ou acabar com o medo ou receio da adolescente de consultar essa especialidade médica.

Para isso, é essencial que o assunto esteja claro também para eles, que não devem evitar que a filha realize a consulta, quando desejar. “Muitas vezes os pais impedem a procura achando que ainda não está na hora, que são muito crianças e, quando percebem, uma gravidez ou alguma doença sexualmente transmissível aconteceu”, alerta a médica.

Fonte: Rita Murari
Diagnóstico On-line
Veja as imagens do diagnóstico online
Clique para acessar o
Portal de Exames

IDCE On-line
Clique aqui para acessar o IDCE online
Clique para Acessar
 
Concursos
 
Notícias do Hospital
quinta-feira
5 de Maio de 2016

Campanha do Silêncio
O Vila Velha Hospital está iniciando uma campanha visando à conscientização de todos os clientes internos e externos do hospital para uma política humanizada de se manter silêncio nas dependências internas do hospital.
Veja na íntegra
 
 
 
Institucional Setores Convênios Corpo Clínico Entretenimento Contatos
Missão, Visão e Valor Centro Cirúrgico   Nossos Médicos Últimas Notícias Fale Conosco
História Consultórios   Nossas Especialidades Eventos e Atividades Como Chegar?
Diferencias Diagnóstico   Agendamento Cursos e Treinamentos Trabalhe Conosco
Infraestrutura Internação     Galeria de Fotos Recado ao Internado
Responsabilidade Social Laboratório     Divulgação e Camapnhas Horário de Visitas
  Maternidade        
  Pronto Socorro        
  U.T.I.        
 
2014 - VILA VELHA HOSPITAL - Todos os direitos reservados
Infos: +55 (27) 2127-8500 | e-Mail:  contato@vilavelhahospital.com.br
Desenvolvido pela Tecnologia de Informação do Vila Velha Hospital